segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Dia D – O Mais Longo Dos Dias

O Dia D

Parte da Segunda Guerra Mundial


Soldados Aliados após o Conflito

Data

6 de Junho, 194422 de Agosto, 1944

Local

Normandia, França

Resultado

Vitória Aliada

Combatentes

Aliados

Alemanha

Comandantes

Bernard Montgomery (forças terrestres), Bertram Ramsay (forças navais), Trafford Leigh-Mallory (força aérea)

Gerd von Rundstedt (OB WEST), Erwin Rommel (Heeresgruppe B)

Forças

326,000 (em 11 de Junho)

200,000 (até 6 de Junho)

Baixas

37,000 mortos, 172,000 feridos/desaparecidos

200,000 mortos/feridos, 200,000 capturados

Dia D é um termo usado no vocabulário militar usado para indicar um dia importante em que irá acontecer uma grande operação militar ou um grande acontecimento. Tal termo foi empregado em uma das maiores batalhas que o mundo já presenciou, tal batalha tinha como nome original de Operação Overlord. Abaixo confira os acontecimentos e os planejamentos dessa grande operação que serviu para livrar a Normandia das garras de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial

Geral

O Dia D, mais conhecido como Operação Overlord foi uma operação militar realizada pelos países do chamado Bloco Aliado durante a Segunda Guerra Mundial. A operação consistiu em desembarques em diversas áreas da Normandia e saltos de pára-quedistas em Sté. Merè Eglise e Sté. Merè DuMont, na França; tais praias em que foram realizados os desembarques eram: Omaha, Utah, Juno, Sword, Gold e Point Du Hoc. Durante as praias se estendia uma grande muralha coberta por artilharia pesada chamada de Muralha do Atlântico, originalmente ela foi criada por Hitler e seus exércitos, abaixo confira mais detalhes e a história de uma das praias e os planos da operação.

O Plano

Planos para a Batalha da Normandia

Planos para a Batalha da Normandia

O plano do grande ataque à zona francesa foi elaborado pelos mais respeitados generais dos Estados Unidos, entre eles, Dwight David Eisenhower e por grandes homens ingleses, entre eles, o presidente Winston Churchill. Olhando o mapa do território de cima a baixo, os generais Aliados chegaram à seguinte conclusão, além de desembarcarmos soldados na costa da Normandia, podemos infiltrar pára-quedistas por cima do território (Tais pára-quedistas da época eram os soldados da Airborne), e toda a estratégia elaborada por mais de três anos deu certo, logo após o salto dos pára-quedistas, eles alegaram que o erro de Hitler ao criar a Muralha do Atlântico foi o de não colocar um telhado nela.

Na imagem ao lado estão indicados os principais pontos de desembraque e de ataque do Dia D. Tal imagem é o mapa que foi apresentado pelo General Eisenhower quando da invasão.

O Envolvimento Soviético

Josef Stalin, representante soviético no período da Segunda Guerra Mundial

Josef Stalin, representante soviético no período da Segunda Guerra Mundial

Foi na Conferência de Teerã que pela primeira vez Stalin ouviu falar da Operação Overlord, o nome código do grande desembarque anglo-saxão nas costas da França atlântica, que seria realizado em 6 de junho de 1944, coordenado com a invasão do sul daquele mesmo país. Stalin não aceitara o plano de Churchill de uma operação de vulto partindo dos Balcãs, para dali abrir um flanco na defensiva alemã da Europa Central. Achou que aquilo era pura tergiversação, uma embromação de Churchill feita às custas do Exército Vermelho que ainda tinha que passar por um inferno para empurrar os alemães para fora da Rússia.

Para ele era evidente que o caminho mais curto para o fim a guerra era simplesmente os aliados ocidentais atravessarem o Canal da Mancha, libertar a França, ocupar a região industrial do Ruhr, e, sintonizados com os soviéticos vindos do leste, levar os nazistas à capitulação. Roteiro que rapidamente ganhou o apoio de Roosevelt. Em troca desse gesto, da folga que o soldado russo teria, Stalin comprometeu-se - assim que a guerra contra Hitler se encerrasse, a declarar guerra ao império japonês para acelerar o fim do conflito na Ásia. Os “Três Grandes”, aproveitando a ocasião, também acertaram que as operações militares de maior vulto seriam doravante sincronizadas, fazendo com que uma ofensiva no fronte ocidental fosse de imediato seguida por um ataque no fronte oriental. Dessa maneira, agindo como um torniquete, as forças armadas aliadas levariam o regime de Hitler à sufocação e à derrota final. O que para acontecer arrastou-se ainda por dolorosos e sangrentos 18 meses de guerra. O único momento emotivo daquele primeiro encontro dos “Três Grandes”, deu-se por ocasião da entrega solene de um presente a Stalin. O ditador, que parecia sempre ser uma esfinge aos seus parceiros da conferencia, frio, desconfiado e distante, veio a derramar discreta lágrima quando Churchill presenteou-o, em nome de Sua Majestade britânica, com uma bela espada cravejada em honra à vitória militar soviética em Stalingrado.

Praia de Omaha

  • Data do desembarque: 6 de junho de 1944 às 6:30.
  • Condições climáticas: dia chuvoso e úmido.

Soldados Aliados desembarcam na Normandia

Soldados Aliados desembarcam na Normandia

A Praia de Omaha, mais conhecida como "Omaha Sangrenta" foi a praia de maior resistência alemã e a praia que deu maior trabalho às forças Aliadas. Omaha era composta por cascos de ferro espalhados por toda praia, tais obstáculos foram implantados pelo Marechal Erwin Rommel para que os tanques Aliados não conseguissem invadir a praia, Omaha também tinha armas anti-navais e metralhadoras MG42 para parar o fluxo de soldados invadindo o perímetro. Depois de mais de 4.000 mortes, os Aliados venceram a batalha, invadindo o flanco superior-esquerdo da praia pelo cercado de arames e destriundo as casamatas (bunkers) que ali estavam.

Praia de Omaha era um apelido dado ao Canal da Mancha, recebeu este apelido para mensagens que os Estados Unidos enviavam à Inglaterra que os Nazistas interceptavam e não conseguiam entender aonde seria o ataque. Tais filmes que mostram o desembarque Aliado na praia de Omaha são, O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan) e O mais Longo dos Dias (The Loghest Day), além de ter livros como O Dia D - 6 de Junho de 1944 de Stephen E. Ambrose e jogos como Company of Heroes e Medal of Honor.

· Informações

Aliados

Eixo

Rifle Springfield Sniper

Metralhadora MP40

Metralhadora Thompson

Metralhadora MG42

Metralhadora Calibre 30

Rifle Kar-98

Bangalores

Morteiros 20 e 30 milímetros

Lança-Chamas

Armas Anti-Navais

Granadas

Granadas

Rifles M1 Garand

Pistola Luger

Pistola Colt 45

Metralhadora MP44

Bananas de TNT

Minas Terrestres

Curiosidades

  • Depois do ataque à Praia de Omaha, os exércitos Aliados mandaram mensagens que diziam que o ataque seria à zona de frotas alemãs, os Nazistas interceptaram a mensagem e acreditaram na mentira Aliada, os Nazistas ficaram longos dias esperando o ataque no local desejado mas o ataque não ocorreu, isso deu oportunidade para que as Tropas Aliadas pudessem infiltrar-se mais a dentro no território nazista.
  • Durante o ataque alguns Tanques DD ficaram com medo de desembarcar na praia junto com os soldados, então preferiram desembarcar antes da zona prevista, mas ao realizarem tal façanha acabaram afundando nas águas frias da praia.
  • Devido à pilotos novatos da Airborne, alguns soldados das divisões 101 e 502 saltaram antes da zona prevista, devido à este fato alguns desses soldados foram mortos por nazistas, outros foram feitos reféns e outros afundaram em lamas movediças.
  • Além do desembarque nas praias da Normandia e os saltos de pára-quedistas, O Dia D foi consistido por um ataque britânico à Ponte Pegasus na qual os britânicos teriam jogado inúmeros bonecos com para-quedas para confundir os alemães, dos quais atiravam nos bonecos pensando que eram pára-quedistas saltando em grande número.

Outras Praias e Zonas de Salto

Praia de Utah

Utah era o nome de código para a praia a mais distante à direita das cinco áreas de desembarque na Normandia. Localizada na costa oriental da base da península de Cotentin, era uma adição às áreas inicialmente programadas para a invasão. A área de desembarque de Utah era aproximadamente 5 quilômetros e estava ao noroeste do estuário de Carentan. Comparado as fortificações Alemãs na Praia de Omaha, as defesas em Utah, compostas de posições fixas de infantaria, eram escassas e imediatamente atrás da área de desembarque foram inundadas e restringiram severamente o avanço terrestre. As forças defensoras consistiam em elementos das 709ª, 243ª, e 91ª divisões de infantaria Alemã. Os sectores de assalto na praia de Utah foram designados (de oeste a este): Tare Green, Uncle Red, and Victor. A invasão foi planeada para o Tare Green e o Uncle Red, com a saída número 3 quase no meio da área de desembarque. A hora h foi programada para as 06:30 horas. A praia deveria ser assaltada pela 4ª divisão da infantaria dos Estados Unidos. O objectivo era cruzar a praia e tomar o controle das estradas da costa, estabelecer a ligação com as tropas aero-transportadas que tinham aterrado cinco horas antes, e preparar então para atacar para Cherbourg. O desembarque foi feito na praia errada, as correntes fortes, e a área obscurecida pelo fumo do bombardeamento precedente da costa, a força aterrou 1.800 metros a este da área designada, no setor menos defendido. O comandante da divisão, brigadeiro general Theodore Roosevelt Jr., apercebeu-se rapidamente do erro. Expressando sua famosa observação, "Well start the war from here!" deu então ordens para a divisão avançar, três horas mais tarde as saídas 1, 2 e 3 tinham sido ocupadas, e por volta das 12.00 horas tinha estabelecido contacto com os pára-quedistas da 101ª divisão perto da cidade de Pouppeville. Para o fim do dia a 4ª divisão tinha avançado aproximadamente 6,5 quilómetros, e suas unidades mais avançadas estavam a uma milha da 82ª aero-transportada perto de Sainte-Mère-Église. Vinte mil tropas e 1700 veículos motorizados tinham desembarcado na praia de Utah com muito poucas baixas, menos de 300 homens. Os Alemães não tinham contra-atacado o assalto, devido ao sucesso das tropas aero-transportadas, e também à confusão entre os comandantes Alemães a respeito de onde o ataque principal estava a ocorrer, no entanto, estavam em posição a contra-atacar na península de Cotentin no fim do Dia D.

Praia Juno

Juno era o nome de código para a segunda praia á esquerda das cinco áreas de desembarque para a invasão da Normandia. A praia tinha aproximadamente 10 quilômetros e estava perto de Courseulles-sur-Mer, Bernières e Saint-Aubin, com dunas de areia fortificadas pelos Alemães. O perigo inicial para os invasores em Juno, não eram os obstáculos Alemães, mas os recifes, estes forçaram o desembarque na manhã mais tarde do que desejada. A hora h foi marcada para as 07:45 horas, de modo que o desembarque se pudesse cancelar caso a maré não o permitisse. Os elementos da 716ª divisão de infantaria Alemã, particularmente o 736º regimento, eram responsáveis pela defesa da área. A praia de Juno era parte da área da invasão atribuída ao 2º exército Britânico, sob ordens do General Miles Dempsey. A praia foi dividida pelo comando aliado em três sectores: Love a oeste, Mike (secções Red e White), Nan (secções Red, White, e Green) a este. Deviam ser conquistadas pela 3ª divisão da infantaria Canadiana, pela 7ª brigada em Courseulles e pela 8ª brigada em Bernières no sector de Nan. Os objectivos da 3ª divisão no Dia D eram, cortar a estrada de Caen-Bayeux, ocupar o aeroporto de Carpiquet a oeste de Caen, e estabelecer uma ligação entre as duas praias Britânicas de Gold e Sword em ambos lados da praia de Juno. A primeira leva de assalto desembarcou as 07:55 horas, 10 minutos após a hora h mas três horas após a melhor maré, este atraso pôs os Canadianos numa situação difícil, os obstáculos da praia foram parcialmente submergidos, e os sapadores eram incapazes de desobstruir trajectos para a praia. Aproximadamente 30 porcento dos barcos de desembarque em Juno foram destruídos ou danificados. No início não houve grande resistência, porque as posições Alemãs não tinham as suas armas apontadas para o mar. Os soldados Canadianos contornaram os obstáculos mas foram dar às zonas de matança, a primeira vaga sofreu grandes baixas. A companhia B dos Royal Winnipeg Rifles foi reduzida a um oficial e a 25 homens quando se moveu para a proteção que oferecia a escarpa. Nas equipes de assalto, a possibilidade de se transformar numa baixa nessa primeira hora era quase de 1 para 2. Ao meio da manhã, depois de lutar duramente, a cidade de Bernières estava nas mãos Canadianos, pouco depois Saint-Aubin era ocupada. A 3ª divisão tinha-se ligado à 50th divisão britânica da praia Gold a oeste, mas a este os Canadianos eram incapazes de fazer o contacto com a 3ª divisão Britânica na praia Sword, deixando uma abertura de 3 quilômetros em que os elementos da 21ª divisão Panzer contra-atacaram. Os Canadianos sofreram 1.200 baixas das 21.400 tropas que desembarcaram em Juno esse dia, numa relação de 1 para 18.

Praia Gold

Gold era o nome de código para a praia central das cinco áreas de desembarque designadas para a Batalha da Normandia. A praia tinha mais de 8 quilômetros de largura e incluía as cidades costeiras de la Rivière e Le Hamel. Na extremidade ocidental da praia estava a vila de Arromanches, e ligeiramente mais distante a oeste, a cidade de Longues-sur-Mer. As forças defensoras Alemãs consistiam em elementos a 716ª divisão e uma parte do 1º batalhão da 352ª divisão em Le Hamel. Muitas das posições Alemãs foram colocadas em casas ao longo da costa, com maiores concentrações em Le Hamel e la Rivière. Estas posições eram muito vulneráveis ao ataque naval e aéreo, mas os Alemães contavam com uma grande força de contra-ataque, o Kampfgruppe Meyer, a unidade mecanizada da 352ª divisão localizada na cidade de Bayeux. Configuração da praia Gold na área da invasão atribuída ao 2º exército Britânico, sob o comando do general Miles Dempsey. Os sectores de desembarque na praia, foram designados (de oeste a este) How, Item, Jig (com as secções Green e Red), e King (com também duas secções, Green e Red). O assalto devia ser realizado pela 50ª divisão de infantaria Britânica. A praia era bastante larga para que duas brigadas desembarcassem. Os objectivos da 50ª divisão eram, cortar a estrada Caen-Bayeux, conquistar um pequeno porto em Arromanches, estabelecer ligação com os Americanos na praia de Omaha a oeste em Port-en-Bessin, e também com os Canadianos na praia de Juno a este. A hora h na praia Gold foi marcada para as 07:25 horas, uma hora mais que os desembarques programadas nas praias Americanas devido ao sentido da maré. Dos primeiros veículos blindados que desembarcaram na praia; 20 deles tocaram em minas, e sofreram alguns danos. Felizmente para os Ingleses, não havia artilharia pesada Alemã na praia, e a resistência da infantaria era ineficaz, (a maioria dos pontos fortes Alemãs tinham sido anulados pelo bombardeio da manhã). la Rivière resistiu até ás 10:00 horas, e Le Hamel estava nas mãos Britânicas à meia tarde. Entretanto, o 47º de comandos Britânicos em Arromanches e Longues progredia para oeste, para Port-en-Bessin. Os canhões em Longues tinham sido postos fora da acção num combate furioso com o cruzador HMS Ajax. Pela noite de 6 de Junho, a 50ª divisão desembarcou 25.000 homens, tinham avançado 10 quilómetros, e estabeleceram contacto com os Canadianos na praia de Juno, não tinham no entanto cortado a estrada de Caen-Bayeux nem conseguiram unir-se com os Americanos na praia de Omaha, mas tinha feito um começo impressionante. Os Britânicos sofreram 400 baixas nesta praia.

Nenhum comentário: